Desenvolvedor de aplicações e arquiteto de sistemas, com experiência em sistemas orientados a bancos de dados, especialmente utilizando MySQL e Oracle em plataformas Unix/Linux. Nos últimos anos também aumentei meu conhecimento e experiência em administração de servidores Linux como maneira de garantir o desempenho e escalabilidade de aplicações web de grande porte.
C++, C, PHP, Perl e Java. Já programei em diversas outras linguagens, incluindo Ruby, Oracle PL/SQL e Python entre outras, mas preciso consultar documentação para elas.
Oracle (trabalhei com as versões 7 a 11g), MySQL (versões 3 a 5.5) e SQLite 3.
Mestrado em Engenharia da Computação, 2010
Curso de especialização no desenvolvimento de sistemas escaláveis de alta performance, 2007
Engenharia elétrica com especialização em computação, 2003
Splunk é um produto de análise de Big Data com mais de 15 mil clientes pagantes e centenas de milhares usando a edição gratuíta.
A Maxeler é uma empresa especializada na aceleração de sistemas computacionais. Nesse contexto, eu era um dos engenheiros responsáveis por analisar sistemas existentes e desenvolver soluções para acelerar esses sistemas. Essas soluções normalmente envolvíam hardware proprietário da empresa, desenvolvido em torno de FPGAs e stream computing. Com isso, estava constantemente trabalhando em C++, C, Fortran e uma linguagem proprietária da Maxeler baseada em Java.
Líder de um time de 3 desenvolvedores, eu não só era responsável pelo gerenciamento como também participava de atividades de projeto e codificação em todos os websites sob a responsabilidade da divisão Europa Sul da MTV. Isso incluía, à época, MTV.pt, MTV.fr, MTV.es, ParamountComedy.es, ComedyCentral.it e GameOne.net, além de diversos blogs e websites como o ondemand.mtv.it e o classifiche.mtv.it. Sendo um dos principais pontos de interface entre o time técnico italiano, a equipe de desenvolvimento de plataformas da MTV nos EUA e editores de conteúdo de 4 países da Europa, a única coisa faltando no meu trabalho era tédio.
Projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção do novo CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) utilizado pelo site brasileiro de notícias jurídicas "Revista Consultor Jurídico" (www.conjur.com.br). O sistema foi desenvolvido do zero utilizando PHP, MySQL, o motor de busca Sphinx e o cache de dados Memcached para garantir o seu desempenho mesmo com os 3 milhões de pageviews que atrai mensalmente.
Em um projeto parceria com DevCase, trabalhei no desenvolvimento de um novo sistema de gestão de contratos e assinaturas digitais para o Deutsche Bank e o Banco Votorantim no Brasil. Esses sistemas foram construídos sobre um framework Java baseado em JBoss, JSP, JSF, Hibernate e JBPM.
Desenvolvimento e manutenção do módulo de Customer Administration do Atlys, um sistema de faturamento voltado à indústria de operadoras de celular. O trabalho incluía programação em C, C++, Perl e PL/SQL em ambientes UNIX e utilizando o SGBD Oracle.
Monitoração, diagnóstico e desenvolvimento de patches para o Amdocs Mobile, um sistema de faturamento para operadoras de celular usado pela Claro. O diagnóstico dos problemas era feito principalmente com scripts SQL e PL/SQL, com desenvolvimentos eventuais em C. O ambiente era baseado em UNIX com bancos de dados Oracle.
Desenvolvimento e manutenção de sistemas de faturamento baseados no BSCS para diversas operadoras de telefonia móvel usando C, C++, Pro*C/C++ e PL/SQL em várias distribuições de UNIX e bancos de dados Oracle (de 7 a 10g). Também trabalhei em alguns módulos em Java para um projeto de migração de DBMS.
Desenvolvimento de software em projetos de integração de sistemas para diversas operadoras de telefonia móvel e empresas de TI e de manutenção. Desenvolvimento de novos módulos para personalizar o sistema de faturamento BSCS. A maioria do trabalho era feita utilizando C e PL/SQL. Também trabalhei na modelagem e implantação de alguns bancos de dados sob o SGBD Oracle.
Excelente capacidade de auto-organização. Uma vez dada uma tarefa, raramente preciso de motivação ou controle externos. O CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) que construí para o site de notícias Revista Consultor Jurídico compreende mais de cem mil linhas de código. Levei cerca de um ano e meio para completá-lo, incluindo testes. O escopo do projeto e os prazos foram definidos por mim, o único desenvolvedor trabalhando nele. O CMS resultante é comparável aos usados pelos maiores sites de notícias da Internet.