Iúri Chaer

Perfil

Desenvolvedor de aplicações e arquiteto de sistemas, com experiência em sistemas orientados a bancos de dados, especialmente utilizando MySQL e Oracle em plataformas Unix/Linux. Nos últimos anos também aumentei meu conhecimento e experiência em administração de servidores Linux como maneira de garantir o desempenho e escalabilidade de aplicações web de grande porte.

Competências

Linguagens de programação

C++, C, PHP, Perl e Java. Já programei em diversas outras linguagens, incluindo Ruby, Oracle PL/SQL e Python entre outras, mas preciso consultar documentação para elas.

Bancos de dados relacionais

Oracle (trabalhei com as versões 7 a 11g), MySQL (versões 3 a 5.5) e SQLite 3.

Línguas

Português:
Nativo
Inglês:
Fluente
Italiano:
Plena proficiência profissional
Francês:
Básico
Espanhol:
Básico

Histórico acadêmico

Escola Politécnica da USP

Mestrado em Engenharia da Computação, 2010

Google/UFMG (Parceria entre o Google e a Universidade Federal de Minas Gerais)

Curso de especialização no desenvolvimento de sistemas escaláveis de alta performance, 2007

Escola Politécnica da USP

Engenharia elétrica com especialização em computação, 2003

Experiência de trabalho

Desde 2015 Splunk, Londres (Reino Unido) Principal Software Engineer

Splunk é um produto de análise de Big Data com mais de 15 mil clientes pagantes e centenas de milhares usando a edição gratuíta.

2011 - 2015 Maxeler Technologies, Londres (Reino Unido) Senior Software Architect

A Maxeler é uma empresa especializada na aceleração de sistemas computacionais. Nesse contexto, eu era um dos engenheiros responsáveis por analisar sistemas existentes e desenvolver soluções para acelerar esses sistemas. Essas soluções normalmente envolvíam hardware proprietário da empresa, desenvolvido em torno de FPGAs e stream computing. Com isso, estava constantemente trabalhando em C++, C, Fortran e uma linguagem proprietária da Maxeler baseada em Java.

2010 - 2011 MTV Networks, Milão (Itália) Tech Lead da equipe Web da divisão Sul-Européia da MTV

Líder de um time de 3 desenvolvedores, eu não só era responsável pelo gerenciamento como também participava de atividades de projeto e codificação em todos os websites sob a responsabilidade da divisão Europa Sul da MTV. Isso incluía, à época, MTV.pt, MTV.fr, MTV.es, ParamountComedy.es, ComedyCentral.it e GameOne.net, além de diversos blogs e websites como o ondemand.mtv.it e o classifiche.mtv.it. Sendo um dos principais pontos de interface entre o time técnico italiano, a equipe de desenvolvimento de plataformas da MTV nos EUA e editores de conteúdo de 4 países da Europa, a única coisa faltando no meu trabalho era tédio.

2007 - 2010 Revista Consultor Jurídico, São Paulo (Brasil) Desenvolvimento e Manutenção do CMS da revista eletrônica Consultor Jurídico

Projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção do novo CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) utilizado pelo site brasileiro de notícias jurídicas "Revista Consultor Jurídico" (www.conjur.com.br). O sistema foi desenvolvido do zero utilizando PHP, MySQL, o motor de busca Sphinx e o cache de dados Memcached para garantir o seu desempenho mesmo com os 3 milhões de pageviews que atrai mensalmente.

2007 DevCase, São Paulo (Brasil) Colaboração em Projeto com a DevCase

Em um projeto parceria com DevCase, trabalhei no desenvolvimento de um novo sistema de gestão de contratos e assinaturas digitais para o Deutsche Bank e o Banco Votorantim no Brasil. Esses sistemas foram construídos sobre um framework Java baseado em JBoss, JSP, JSF, Hibernate e JBPM.

2006 - 2007 Convergys, São Paulo (Brasil) Desenvolvedor de Software

Desenvolvimento e manutenção do módulo de Customer Administration do Atlys, um sistema de faturamento voltado à indústria de operadoras de celular. O trabalho incluía programação em C, C++, Perl e PL/SQL em ambientes UNIX e utilizando o SGBD Oracle.

2005 - 2006 Claro, São Paulo (Brasil) Analista Sênior de Ambiente de Produção

Monitoração, diagnóstico e desenvolvimento de patches para o Amdocs Mobile, um sistema de faturamento para operadoras de celular usado pela Claro. O diagnóstico dos problemas era feito principalmente com scripts SQL e PL/SQL, com desenvolvimentos eventuais em C. O ambiente era baseado em UNIX com bancos de dados Oracle.

2004 - 2005 Atos Origin, São Paulo (Brasil) Engenheiro de Software

Desenvolvimento e manutenção de sistemas de faturamento baseados no BSCS para diversas operadoras de telefonia móvel usando C, C++, Pro*C/C++ e PL/SQL em várias distribuições de UNIX e bancos de dados Oracle (de 7 a 10g). Também trabalhei em alguns módulos em Java para um projeto de migração de DBMS.

2002 - 2004 Bull South America, São Paulo (Brasil) Estagiário

Desenvolvimento de software em projetos de integração de sistemas para diversas operadoras de telefonia móvel e empresas de TI e de manutenção. Desenvolvimento de novos módulos para personalizar o sistema de faturamento BSCS. A maioria do trabalho era feita utilizando C e PL/SQL. Também trabalhei na modelagem e implantação de alguns bancos de dados sob o SGBD Oracle.

Publicações

Um mecanismo para consultas semânticas no Formalismo Adaptativo
Revista IEEE Latin America, 2011
Um estudo sobre a Teoria da Predição aplicada à análise semântica de Linguagens Naturais
Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da USP, 2010
Um estudo sobre a Ação Elementar de Consulta no Formalismo Adaptativo
Memórias do WTA 2009 - Terceiro Workshop de Tecnologia Adaptativa / Escola Politécnica da USP, 2009
Estabelecimento do contexto semântico em Linguagem Natural
Anais do I Congresso de Computação da Grande Dourados / Universidade Estadual do MS, 2008

Realizações e prêmios

Capacidade organizacional

Excelente capacidade de auto-organização. Uma vez dada uma tarefa, raramente preciso de motivação ou controle externos. O CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) que construí para o site de notícias Revista Consultor Jurídico compreende mais de cem mil linhas de código. Levei cerca de um ano e meio para completá-lo, incluindo testes. O escopo do projeto e os prazos foram definidos por mim, o único desenvolvedor trabalhando nele. O CMS resultante é comparável aos usados pelos maiores sites de notícias da Internet.

Aptidão social

Boa capacidade de comunicação em ambientes diversos. Já trabalhei muito com jornalistas e artistas gráficos, com gerentes de projeto de bancos e, naturalmente, com várias equipes de desenvolvedores de software. Em empresas como a Maxeler, a Convergys e a MTV tive a oportunidade de trabalhar em equipes multiculturais e multinacionais, onde a distância física e diferenças de língua são obstáculos completamente corriqueiros.